quinta-feira, 12 de março de 2009

Go: Visa cada vez mais líder


A longa série de campanhas/estratégia priceless da MasterCard realmente virou um fenômeno global, entrando definitivamente para a história da publicidade mundial. Acredito que muito mais do que a campanha concorrente no período, que dizia que a vida era agora.

Pois bem, priceless marcou época, mas o que a MasterCard tinha que ver com isso? Será que ela realmente ganhou participação de mercado? Será que as pessoas se comoveram e adotaram a bandeira MasterCard como sua aliada ao consumo?

Os comerciais da MasterCard diziam que qualquer coisa custava tanto, outra coisa custava mais um bocado, uma terceira uma mixaria, MAS QUE, o mais importante NÃO TINHA PREÇO! (Todos emocionados) Ponto. Para todas as outras existe MasterCard!

Sério? O quê? Sei que isso pode ser muito emocionante e todo o consumidor tem um lado emotivo e tal, mas o quê? Vai vender mais assim? Como! Os produtos não importam! Os serviços nada! O que importa é o amor, a amizade, um abraço gostoso ou um sorriso sincero! Essa campanha é ANTI-consumo! Não venham me dizer que não!

MasterCard, acorda! Você vive do consumo alheio. Como você vai fazer um comercial assim?
Vamos usar a mesma idéia de maneira oposta e ver se mesmo assim funciona. Comida mexicana? Vá ao Taco Bell. Sanduíches? Vá ao Subway. Pizza? Vá a Pizza Hut. Para todas as outras, venha ao McDonald’s. Todas as outras? Que outras? Usando o teu tempo para citar o oposto. Acho que não, hein.

Pois bem, por outro lado, a campanha da Visa é pró-consumo. Claro que os comerciais tinham um recall menor, mas elas eram muito mais eficazes. A vida é agora! Não pense. Amanhã é muito tarde. Consuma agora! Compre o sapato caro. Vá viajar. Parcele aquela TV gigante de plasma. Use o Visa. Ele é o passaporte para tudo o que você quer.

Agora então, a Visa começa a adotar uma estratégia a la Just do it e diz: GO. Um filme editado em takes ágeis e grandiosos misturando muita coisa legal. Remetendo a muita viagem, muito consumo e muita felicidade. O tempo inteiro mostrando a palavra: GO. GO. GO. Pró-consumo mais uma vez. Compre. Vá. Faça. Aconteça. VISA: O visto para tudo o que você quer.

Sim, assim que se movimenta o líder. Ele sim se consagra por permanecer na cabeça do consumidor como a marca associada com aquela ilusão que um cartão de crédito representa. Assim que a Visa mantém tipo 80% do mercado, enquanto os abraços e sorrisos da MasterCard que não tem preço algum ficarão estatelados num distante segundo lugar (até que a Diners ou a AmEx não resolverem partir forte para o ataque).

Finalizando: adorei o comercial. Adorei. Só não precisava dublar em português com um voice-over abrindo explicando: Go significa nem-sei-como-traduziram em inglês e quer dizer... É claro que não poderia acabar sem alguém fazer uma bobagem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que beeeeeeeeeeem!!!
:)
Cley rules!