quinta-feira, 26 de março de 2009

Reviews: Magnum, Claro e HP

Escutei que estava sendo crítico demais no meu blog, mas me esclareço dizendo que escrevo o que quero e nesse sentido, o que me chama muito a atenção é o desperdício de dinheiro que as empresas fazem com suas próprias marcas e produtos.

Se alguma coisa me chama atenção positivamente? É mais raro, especialmente no Brasil, mercado dominado pela publicidade medíocre ou pouco persuasiva. Mas, de qualquer modo, me surpreendeu três campanhas que estão em execução aqui no país e vou agora comentar um pouco sobre elas.

A primeira é a nova campanha da linha Magnum da Kibon. Muito bom mesmo. A Kibon está segmentando muito bem o seu produto. Transformando ele de um simples picolé mais caro em um produto não só de luxo, mas de muito desejo. O anúncio todo em tom de chocolate centraliza uma mulher-estátua erguendo o produto como um troféu – literalmente dourado. Um sorvete fálico em ouro. Claro, cercada de homens e assinando: Magnum: Autoridade máxima em prazer. Sensacional. Luxuoso, explicitamente feminino e muito, mas muito forte – consciente e inconsciente. É pra virar o Ferrero Rocher das sobremesas geladas. Nota 10.
(Não achei o anúncio. Divirta-se com o site e sua URL: http://www.omaiorprazerdomundo.com.br/)

A segunda é a nova campanha da Claro que convida o usuário a experimentar a operadora. Destaque pro filme Should I stay or should I go. Bacana, dramático, divertido e empático com o público. Sem texto, somente a música (e sua letra) e uma seqüência de “desafios”. Conclui-se com o menino se jogando de muito alto onde? Na água, é (C)laro. Umas das mais ancestrais analogias de desafio e conquista – motivo de muita discussão junguiana. O garoto feliz embaixo dela fecha o filme de maneira melhor ainda.

Ainda sobre o comercial da Claro, achei que a direção deixou um pouco a desejar. Natural se tratando de filmes produzidos por aqui, mas, insuficiente para tirar o mérito de todo o conjunto. Parabéns ao anunciante e sua agência.
(http://www.youtube.com/watch?v=N6vx9DYluYg)

Por último, a que mais me chamou a atenção: a nova campanha da HP com a cantora Fergie. Emblemática. Nas revistas ou na TV paga, o approach feito pela gigante dos laptops é novo e revolucionário para mim. Tamanho da tela, HD, memória, processador isso-ou-aquilo, gravador de disco, com ou sem fio, pesado ou leve. Nada disso é importante.

A HP pegou uma artista ícone: atitude para a nova consumidora; estilo e boa forma para a consumidora média. De uma maneira lúdica e embriagante, ela conta como o computador funciona para ela! Os detalhes técnicos? Nada importante.

Para que se usa um laptop? Para guardar as fotos, para receber os e-mails da mãe, para pesquisar as coisas mais legais na internet, para falar com os amigos. Em suma: um arquivo do seu passado (pessoa super interessante que você é consumidora), um equipamento para o seu presente e um monte de espaço para guardar o seu futuro.

Simplesmente fantástico. Uma nova estratégia: tanto em target quanto em mensagem. Perfeito.
(A Goodby, Silverstein & Partner tirou do YouTube, mas é só assistir o Warner Channel por 20 minutos que tu verás o comercial.)

Um comentário:

Unknown disse...

Hoje está sendo o meu batizado no seu novo blog que descobri por meios, no mínimo, engraçados.
Dando uma de stalker na tua vida devido a seu pequeno sumiço, vi que você anda atribulado, de coisas boas.

Então recorri ao google procurando algo com "Cleyton Arghiropol", algum evento que justifique a sua felicidade e desaparecimento mas desisti quando encontrei o link do "A Era do Convencimento".

Meus parabéns, estou adorando acompanhá-lo e sinto como se você estivesse falando na minha frente o que escreveu aqui.
O poço de perspicácia que você é, agora sem estar a 150 kms de distância.

Beijos e saudade imensa.