segunda-feira, 9 de março de 2009

Vault: Coca correndo atrás da Pepsi


Li essa semana que a Coca vai fazer começar uma mega promoção para tentar desbancar a super líder Mountain Dew – da Pepsi.

Pegando carona com o Burger King, o Taco Bell (ironicamente, empresas da Pepsico) e mais recentemente, o Denny’s, que resolveram dar comida de graça para quem aparecesse em seus restaurantes, a Coca-Cola agora embarca na onda e apesar da crise financeira que assola principalmente as grandes companhias americanas, resolveu dar refrigerante de graça!

Explicando: Mountain Dew, para quem não conhece, é um refrigerante de limão (soda ou soft drink) norte-americano que não tem similar no Brasil. Conhecido nos EUA como pertencente a categoria citrus, é, digamos assim, bem esquisito. Tem um gosto bem forte, relativamente amargo e ácido. Mas de qualquer forma, é super tradicional e popular na America, talvez por conter entre três a quatro vezes a cafeína de uma Coca-Cola! É a opção para quem quer dar aquela ligada e não preciso nem dizer do seu sucesso entre adolescentes e universitários, que fazem tudo que é combinação com o verdinho da Pepsi.

Estatisticamente, o “Mtn Dew” é o refrigerante mais vendido dos EUA que não seja da categoria cola. Coca, Pepsi e Diet Coke. Esses lideram, Mtn Dew vem logo a seguir. Diferentemente de outras categorias de refrigerante, o domínio desse é praticamente incontestável - praticamente único na categoria citrus. Praticamente não tem concorrente nem imitação. O produto mais próximo foi o fracassado Mello Yello da Coca-Cola.

Para tentar acabar com essa hegemonia, a Coca lançou um produto ainda mais similar ao Dew em 2005 chamado VAULT e agora, em 2009 está atirando todas as fichas – e muitos milhões de dólares para tentar pegar um pouquinho de share do líder de uma vez por todas.

Como vai funcionar a promoção? A Coca vai dar um Vault para qualquer pessoa que comprar um Mtn Dew! Isso mesmo. A pessoa vai comprar um Mtn Dew de qualquer embalagem numa drug store, supermercado, liquor store e etc. e vai poder levar um Vault do mesmo tamanho inteiramente grátis.

A Coca ta convencida que as pessoas que compararem irão preferir a sua opção. Será uma ação de marketing de custo ainda incalculável. É impressionante o risco que uma grande empresa pode fazer para alcançar os seus objetivos. A minha primeira reação foi a seguinte: pela promoção, a Pepsi vai vender Mtn Dew como nunca! Enquanto isso, a Coca vai estar dando refrigerante de graça por aí. Sim, mas talvez aí esteja o super segredo (devem pensar eles): isso vai favorecer que o consumidor, mesmo o não habitual, compre e experimente. Os EUA inteiro estarão provando o nosso grande produto!

Independente do gosto ou da sensação que a nova bebida possa proporcionar em quem consome, o concorrente nunca será “tão bom quanto o pioneiro”. Será que a Coca, ela mesma, a dona do produto original, sabe que o consumidor não troca a marca número 2 pela número 1. Que existe prazer, satisfação e orgulho de se consumir sempre “the real thing”. Acho que não tem empresa que sabe mais do que isso, mesmo assim eles estão atirando milhões de dólares nessa ação.

Acho que nossos capitalistas, realmente, perderam a noção.

Nenhum comentário: